Fonte: Guia Maritimo
Acessado em 20/09/2010
A MSC (Mediterranean Shipping Co) irá processar o proprietário do graneleiro Khalija 3, que colidiu com uma das embarcações da companhia, provocando um acidente que fechou o maior complexo portuário indiano por quase uma semana, de acordo com o CEO da representação indiana da empresa, Deepak Tewari. O executivo insistiu: "O MSC Chitra foi uma vítima inocente nesta colisão. Iremos processar os donos do Khalija 3, uma vez que a investigação terminou. Iremos levar o caso até o fim, para reparar todas as perdas e danos criados por este acidente."
Para Tewari, as informações obtidas no registro de viagem provariam que a embarcação da MSC não teve culpa no acidente, e que estava no lado correto do canal em acordo com as regras vigentes de navegação.
O Khalija 3 é de propriedade da Gulk Rocks, baseada em Dubai, e administrado pela Quadrant Maritime da Índia. Ninguém na Gulk Rocks pôde ser encontrado pelos contatos da empresa.
O diretor acrescentou que as operações para conter o vazamento do óleo finalmente terminaram, cinco semanas após o choque entre as embarcações no mês dê agosto, que levou ao fechamento dos portos de Mumbai e Nhava Sheva enquanto esforços eram feitos para minimizar o vazamento e a perda de um número entre 250 a 300 contêineres.
Rebocadores especializados estão circundando o MSC Chitra, equipados com sistemas anti-derramamento de óleo que detectam a origem do vazamento e dispersam o combustível, evitando que o problema se alastre. A embarcação carregava 2.662 toneladas de óleo pesado e 245 de óleo diesel, e o acidente teve um profundo impacto negativo no ecossistema marinho do local.
Equipes de Cingapura têm vasculhado a área entre Mumbai e Srivardhan para localizar cargas com substâncias perigosas. Oito de nove recipientes com material tóxico ainda não foram encontrados. Ao todo, 189 contêineres permanecem desaparecidos. 51 recipientes de 40 pés foram reavidos no porto de Mumbai, utilizando equipamentos importados da Holanda, UK e Cingapura, conforme informou Tewari. O acidente custou para a MSC US$ milhões até o momento.
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