segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Será mesmo que é tudo isso ???? " Maersk toma medidas para redução de poluentes"

Pessoal , bom dia !

Hoje pela manhã, estava dirigindo pensando .... puxa por que algumas cias marítimas estão com transit time altíssimos ? Será que tudo isso é para economizar combustível da embarcação ? Será que as cias querem implementar uma nova taxa de fuel ???? Enfim , ainda estou tentando encontrar a resposta, porém hoje li a reportagem abaixo e me surpreendi. Leia alguns trechos:


" A Maersk Line pretende adotar a utilização de combustíveis com baixo teor de enxofre em seus motores enquanto estiver com embarcações atracadas em Hong Kong, dando início ao primeira troca voluntária de combustível na Ásia.

"Ao optar por um combustível mais limpo na área do cais, reduziremos significantemente as emissões de enxofre no ar", disse o CEO da Maersk Line no norte asiático, Tim Smith.

A cada ano, a companhia realiza cerca de 850 passagens pelo porto de Hong Kong. A substituição do bunker fuel - utilizado em alto mar - pela alternativa com baixos níveis de enxofre reduzirá as emissões tóxicas de óxido de enxofre (SOx) e partículas em pelo menos 80%. A iniciativa virá com um custo adicional de US$ 1 milhão anuais à Maersk Line. ( Quem paga ???)

Com base em experiências na Califórnia, Houston e outras localidades, a Maersk e outras empresas de navegação tomaram a decisão após a ONG Civic Exchange e autoridades ambientais de Hong Kong considerarem a possibilidade da troca limpa de combustíveis.

"Partilhamos as ambições do governo local e da Civic Exchange em Hong Kong, e gostaríamos de contribuir para uma melhora na qualidade do ar", declarou Smith, que também espera que a iniciativa voluntária da companhia mostre o caminho para uma futura legislação.

Além da Maersk, outros membros da HKLSA (Hong Kong Liner Shipping Association) estariam empenhados na adoção de energia limpa para reduzir a poluição do ar emitida pelas embarcações.

De acordo com informações obtidas pelo Lloyd`s List, os associados concordariam em adotar combustíveis com baixo teor de enxofre enquanto estiverem atracados nos cais e terminais portuários de Hong Kong. No acordo, também estaria prevista a regulamentação do uso de energia limpa pelos governos de Hong Kong e Guangdong até o final de 2012. " Fonte: Guia Marítimo.

Gente, a intenção é boa , mas quem vai fiscalizar ? O custo altissímo para esta substituição de combustível para uma energia mais limpa provavelmente vai sobrar para os exportadores e importadores que infelizmente ainda sofrem com a falta de estrutura na navegação....

Irei acompanhar este assunto de perto.... Em breve mais notícias.

Um abraço ,

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